sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sentimental x Racional

Pensando sobre o assunto acima chega-se a uma conclusão:
Sentimeto, presente em tudo na nossa vida...sentimentos bons e sentimentos ruins como amor, compaixão, odio, raiva (podem parecer iguais mas são totalmente diferentes). O sentimento pode nos fazer a pessoa mais feliz do mundo ou simplesmente a mais infeliz. Por exemplo o sentimento da perda de um amor ou uma pessoa querida, podemos ser extremamente infelizes, sofrer em demasia por alguém que nos deixou.
Se racionalizamos o sentimento da perda, como por exemplo, essa pessoa me deixou ou partiu para sempre, podemos começar a enchergar os pontos bons e ruins dessa lacuna, pois quando alguem parte, ficamos sempre com a sensação de que algo nos falta. Pontos bons seriam os momentos agradáveis e felizes, pontos ruins, tudo que não nos serviu com essa pessoa. Racionalizando conseguimos separar essas diferenças, como: ele se foi, mas agora eu estou melhor pois posso ser diferente, ou eu mesmo.
Ser racional não é ser indiferente ou sem sentimentos, ser racional muitas vezes é uma maneira que temos de mostrarmos o nosso amor próprio.
Pois, não se pode viver em função de alguém ou de algo, e sim, viver para fazer algo bem ou alguém feliz consiste em estarmos primeiramente bem com nós mesmos.
E se conseguimos isso, perguntanto e respondendo a nós mesmos algumas perguntas básicas.
Racionalizar os sentimentos, pode ser uma pequena chave para nossa felicidade.
Mas, sentimentalismo demais ... e racional demais... não fazem bem
Tudo ao extremo é nocivo